REGULAMENTO GERAL JOGOS UNIVERSITÁRIOS DE RORAIMA DE 05 a 17 de Abril 2019

Período de Inscrições
22 de March de 2019 à 29 de March de 2019

 

REGULAMENTO GERAL

JOGOS UNIVERSITÁRIOS DE RORAIMA

DE 05 a 17 de Abril 2019

 

 

TÍTULO I

CAPÍTULO I

 DA FINALIDADE DO EVENTO

 

Art. 1. Os JOGOS UNIVERSITÁRIOS DE RORAIMA 2019 tem por finalidade aumentar a participação em atividades esportivas em todas as Instituições de Ensino Superior (doravante denominada IES) do território roraimense e promover a ampla mobilização da juventude universitária em torno do esporte. Como também ser a seletiva nas modalidades coletivas para JUBS (seletiva) - CONFERENCIA NORTE na cidade de Manaus/AM de 5 a 10 de agosto, e sendo classificado participará dos Jogos Universitários Brasileiros – JUBS  fase final 2019 - 16 A 27 de Outubro na cidade de Salvador/BA.

Parágrafo único – Somente poderá participar da JUBS (seletiva) - CONFERENCIA NORTE e do JUBS NACIONAL 2019 a equipe da IES devidamente inscrita  na Etapa Estadual e com 98% da Equipe original (atletas) que participou da Etapa Estadual.

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CAPÍTULO II

DA JUSTIFICATIVA

 

Art. 2. Ao educar o jovem através da prática desportiva universitária estamos cada vez mais difundindo e reforçando a construção da cidadania e os ideais do movimento olímpico, estes direcionados para construção de um mundo melhor e mais pacífico, livre de qualquer tipo de discriminação e dentro do espírito de compreensão mútua, fraternidade, solidariedade, cultura da paz e fair-play. Através das atividades desportivas, jovens e adultos constroem seus valores, seus conceitos, socializam-se e, principalmente, vivem as realidades.

 

 

CAPÍTULO III

 DOS OBJETIVOS

 

Art. 3. Os JOGOS UNIVERSITÁRIOS DE RORAIMA 2019 tem por objetivos:

a) Fomentar a prática do esporte universitário com fins educativos e competitivos;

b) Possibilitar a identificação de talentos desportivos nas IES para o cenário esportivo estadual, nacional e internacional;

c) Desenvolver o intercâmbio sociocultural e desportivo entre os participantes;

d) Promover o congraçamento dos universitários roraimenses, estimulando a prática do esporte, visando o desenvolvimento da personalidade integral do jovem.

e) Contribuir para o desenvolvimento integral do aluno/atleta como ser social, autônomo, democrático e participante, estimulando o pleno exercício da cidadania através do esporte;

 

TÍTULO II

CAPÍTULO I

DA REALIZAÇÃO

 

Art. 4. Os JOGOS UNIVERSITÁRIOS DE RORAIMA 2019 são uma realização da Federação Universitária de Esportes de Roraima (doravante denominada FUER).

 

CAPÍTULO II

DAS RESPONSABILIDADES

 

Art. 5. Ao Comitê Organizador da Etapa Estadual caberá:

a) Indicar toda a equipe de trabalho dos JOGOS UNIVERSITÁRIOS DE RORAIMA 2019;

b) Elaborar o Regulamento Geral e específico de cada modalidade dos JOGOS UNIVERSITÁRIOS DE RORAIMA 2019;

c) Inspecionar e aprovar, através de sua Comissão de Vistoria, composta por membros da FUER, os locais e instalações a serem utilizadas durante as competições;

d) Elaborar o plano de necessidade dos recursos destinados às competições no aspecto técnico-operacional, inclusive material esportivo;

e) Supervisionar Os JOGOS UNIVERSITÁRIOS DE RORAIMA 2019 do ponto de vista técnico;

f) Supervisionar permanentemente a execução do projeto de organização do Evento, a execução das ações promocionais;

g) Responsabilizar-se com o pagamento das seguintes despesas:

1. Arbitragem;

2. Material esportivo solicitado pela Direção Técnica;

3.Recursos Materiais necessários para o evento, solicitados pelo Comitê Organizador;

4. Medalhas e troféus para todas as modalidades em disputa;

5 .Outros serviços necessários à realização dos eventos.

h) Responsabilizar-se em prestar contas dentro do prazo legal;

i) Apoiar a realização do Evento fazendo os contatos com os outros entes públicos e privados responsáveis pelas áreas de esporte, saúde e educação;

j) Estimular a participação das IES públicas e privadas, fazendo uso dos meios de divulgação ao seu alcance.

k) Buscar e fomentar o envolvimento dos órgãos competentes do Estado e do Município sede, particularmente no que se refere à viabilização das estruturas físicas e meios materiais necessários á realização das competições esportivas.

l). Aprovar as inscrições dos participantes dos JOGOS UNIVERSITÁRIOS DE RORAIMA 2019 realizadas pela IES.

 

Art. 6. Ao Chefe de Delegação/Coordenador de cada IES caberá:

a) Representar oficialmente todos os integrantes da delegação de sua IES perante o Comitê Organizador dos JOGOS UNIVERSITÁRIOS DE RORAIMA 2019;

b). Supervisionar e responsabilizarem-se pela conduta dos componentes de sua Delegação, em todos os ambientes onde comparecerem durante os eventos;

c) Preservar, juntamente com sua delegação, os locais de competições, e demais ambientes onde comparecerem;

d) Responsabilizar-se pelas avarias causadas pelos integrantes de sua delegação nos bens patrimoniais de que se utilizarem (locais de competição, e outros);

e) Cumprir e fazer cumprir por todos os integrantes de sua delegação, os dispositivos reguladores dos JOGOS UNIVERSITÁRIOS DE RORAIMA 2019;

f) Proceder, dentro do prazo estipulado a inscrição da delegação;

g) Responsabilizar-se, quando solicitado, pela comprovação das idades dos alunos pertencentes a sua Delegação.

 

TÍTULO III

CAPÍTULO I – DOS PODERES

 

Art. 7. Na Etapa Estadual dos JOGOS UNIVERSITÁRIOS DE RORAIMA 2019 serão reconhecidos os seguintes poderes:

a) Comitê Organizador;

b) Comissão Disciplinar específica para este evento de 05 a 17/04/2019.

c) TJDU – Tribunal de Justiça Desportiva Universitária.

Parágrafo Primeiro – O Comitê Organizador dos JOGOS UNIVERSITÁRIOS DE RORAIMA 2019 será composta por representantes da FUER dividido em Direção e Coordenações.

Parágrafo Segundo – A Comissão Disciplinar será nomeada pelo presidente do TJDU.

 

Art. 8. A Comissão Organizadora deverá preparar, até 10 (dez) dias após o encerramento dos JOGOS UNIVERSITÁRIOS DE RORAIMA 2019, o relatório geral de suas atividades, para ser entregue a FUER.

 

TÍTULO IV

CAPÍTULO I – DAS DATAS E SEDE DA ETAPA ESTADUAL

 

Art. 9. A Etapa Estadual dos JOGOS UNIVERSITÁRIOS DE RORAIMA 2019 será realizada de 05 a 17/04/2019 podendo ser prorrogado ou não, e terá como sede a cidade de Boa Vista e local de competição Ginásio Hélio Campos, IFRR e outros equipamentos esportivos.

 

 

CAPÍTULO II - DAS MODALIDADES ESPORTIVAS

 

Art. 10. Os JOGOS UNIVERSITÁRIOS DE RORAIMA 2019 serão disputadas em 08 (oito) modalidades esportivas, a saber:

Parágrafo Primeiro – Modalidades Individuais: Atletismo, Judô, Natação (em parceria nos eventos da FEDAR), Jubs Acadêmico, Esportes Eletrônicos (LOL e FIFA 2019) todas nos naipes femininos e masculinos.

Parágrafo Segundo – Modalidades Coletivas: - Basquetebol, Futsal, Handebol, Voleibol. Todas nos naipes femininos e masculinos.

 

TÍTULO V

CAPÍTULO I – DA CONDIÇÃO DE PARTICIPAÇÃO

 

Art. 11. Terão direito à participação da Etapa Estadual dos JOGOS UNIVERSITÁRIOS DE RORAIMA 2019, as IES filiadas a FUER e as que requisitarem filiação até dia 17/03/2019.

Parágrafo Primeiro – Nas modalidades de Futsal, Basquetebol, Handebol e Voleibol, em ambos os naipes, serão aceito as inscrições de até 03 (três) equipes por IES.

 

Art.12. Poderão participar da Etapa Estadual dos JOGOS UNIVERSITÁRIOS DE RORAIMA 2019 os atletas nascidos de 1994 a 2001.

 

Parágrafo Primeiro – Nas modalidades de Futsal, Basquetebol, Handebol e Voleibol, em ambos os naipes, ficam liberadas as inscrições de até 03 (três) atletas fora do limite de idade estabelecido no caput deste artigo.

Parágrafo Segundo – Nas demais modalidades individuais, não terá limite de idade. Porém para etapa nacional poderão apenas 02 (dois) atletas fora do limite de idade. 

 

Art.13. Poderão participar na etapa Estadual dos JOGOS UNIVERSITÁRIOS DE RORAIMA 2019, na qualidade de atleta, o aluno que estiver:

a). Devidamente inscrito pela IES nos JOGOS UNIVERSITÁRIOS DE RORAIMA 2019 no período de 22 a 29 de março, podendo fazer alterações de atletas até o dia limite 05 de abril de 2019;

b). Regularmente matriculado até o dia 15 de março de 2019, curso em nível de graduação ou pós-graduação (aperfeiçoamento, especialização, mestrado, doutorado ou pós-doutorado);

            c) Atender os demais requisitos estabelecidos neste Regulamento.

 

Art.14. O atleta poderá participar da etapa Estadual dos JOGOS UNIVERSITÁRIOS DE RORAIMA 2019, representando a IES em que esteja regularmente matriculado.

 

Parágrafo Primeiro – O atleta que estiver matriculado regularmente em duas instituições de ensino diferentes, só poderá participar da Etapa Estadual, por uma IES.

 

Art.15. Poderão participar dos JOGOS UNIVERSITÁRIOS DE RORAIMA 2019, IES públicas ou privadas reconhecidas ou autorizadas pelo MEC, desde que filiadas a FUER.

Art.16. Os atletas, dirigentes e membros da comissão técnica, deverão está registrados e/ou inscritos na FUER para que tenham condições de jogo.

Parágrafo Primeiro – Nenhum Dirigente e/ou membro da comissão técnica com registro em vigor poderá exercer a função de árbitro e/ou atleta e vice-versa.

 

Art.17. Nenhum componente das delegações poderá participar dos JOGOS UNIVERSITÁRIOS DE RORAIMA 2019, sem que seu nome conste da relação nominal da modalidade, aprovada pela Comissão de Controle e Credenciamento.

Art.18. Cada atleta poderá participar de 02 (duas) modalidades coletivas e de 02 (duas) modalidades individuais na etapa Estadual dos JOGOS UNIVERSITÁRIOS DE RORAIMA 2019.

 

Art.19. Os técnicos das equipes de modalidades individuais e coletivas das IES participantes deverão ser profissionais de Educação Física com registro no CREF – Conselho Federal de Educação Física válido.

 

CAPÍTULO II

 DOS PRAZOS E PROCEDIMENTOS DE INSCRIÇÕES

 

Art.20. Caberá à IES a inscrição de sua delegação junto ao Comitê Organizador Estadual.

 

Parágrafo Único – A inscrição da delegação na etapa Estadual dos JOGOS UNIVERSITÁRIOS DE RORAIMA 2019 só poderá ser aprovada quando a documentação apresentada estiver de acordo com as exigências deste Regulamento, qual seja, relação nominal por modalidade constando nome e matricula do atleta, em papel timbrado da IES e devidamente assinado e carimbado pelo responsável da IES.

 

Art.21. Para que uma IES possa inscrever suas equipes nos JOGOS UNIVERSITÁRIOS DE RORAIMA 2019 – Etapa Estadual, deverá:

 

Parágrafo Primeiro – Os atletas, técnicos e dirigentes deverão providenciar a relação nominal do art, 20 e entrega-las devidamente preenchidas e assinadas pela IES em endereço a ser fornecido pelo Comitê Organizador até o congresso técnico.

 

Parágrafo Segundo – Às IES deverá no ato da inscrição nas modalidades coletivas e individuais, anexar o documento de autorização, para que possa ser seu representante legal. O Pagamento da taxa de Inscrição será de responsabilidade da IES, e que deverá ser pago pelo Diretor de Esporte e/ou aluno atleta da respectiva IES, no valor de R$: 70,00 (setenta reais) por atleta.

 

Parágrafo Terceiro – Nas modalidades de Handebol, Futsal, Basquetebol e Voleibol. Às IES poderão escrever no máximo 14 (quatorze) atletas e o mínimo 9 (nove) atletas por modalidade.

 

Art. 22. Para que uma IES confirme as inscrições nos JOGOS UNIVERSITÁRIOS DE RORAIMA 2019, deverá após o processo de inscrição no artigo anterior:

 

Parágrafo Primeiro – Efetuar o pagamento das taxas de inscrição no período de 22 a 29 de março de 2019, sob pena de ter cancelada a respectiva inscrição;

 

Parágrafo Segundo – Comparecer ao Congresso Técnico Geral, apresentando as documentações estabelecidas no Regulamento Geral dos JOGOS UNIVERSITÁRIOS DE RORAIMA 2019.

 

Art.22 A. Será admitida a substituição de até 50% atletas inscritos por modalidade e naipe até o Congresso Técnico Geral. A substituição somente poderá ser realizada na mesma modalidade e naipe do atleta substituído.

 

Art. 23. Os Dirigentes e Técnicos poderão ser substituídos a qualquer tempo, desde que registrados e inscritos na FUER.

 

Art. 24. A IES que desistir ou não comparecer a competição após ter efetuado a confirmação de sua inscrição no prazo estipulado, terá como pena a suspensão da equipe por 2 (dois) anos na modalidade e recolhimento de multa (por meio de depósito em conta corrente a ser informada) no valor de 03 (três) salários mínimos nacional vigentes, em favor da FUER, além das demais sanções a que porventura esteja sujeita por determinação da Justiça Desportiva.

 

CAPÍTULO III

DO CONGRESSO TÉCNICO GERAL

 

Art. 25. O Congresso Técnico Geral dos JOGOS UNIVERSITÁRIOS DE RORAIMA 2019 será realizado no dia 02 de Abril de 2018, em local a ser definido.

 

Parágrafo Único – No Congresso Técnico poderão participar dos trabalhos, além do representante legal da IES, 01 (um) representante por modalidade de cada IES inscrita na competição, devidamente credenciado pela FUER.

 

Art.26. No Congresso Técnico Geral da Etapa Estadual dos JOGOS UNIVERSITÁRIOS DE RORAIMA 2019, a IES, através de seu representante, deverá entregar a seguinte documentação ao Comitê Organizador:

a) Comprovante do recolhimento das taxas de inscrição;

b) Relação nominal atualizada de todos os componentes da delegação, devidamente preenchida e assinada pelo Diretor/Reitor da respectiva IES;

 

Art. 27. O Congresso Técnico Geral será dirigido pelo Diretor Técnico da FUER ou pelo seu Presidente.

 

CAPÍTULO IV

DO SISTEMA DE COMPETIÇÃO

 

Art. 28. As competições das modalidades coletivas e das modalidades individuais nos JOGOS UNIVERSITÁRIOS DE RORAIMA 2019 deverão ser realizadas se houver inscrição de 02 (duas) ou mais IES para as modalidades coletivas e 02 ou mais atletas nas modalidades individuais, ressalvado a Natação que será em parceria com a FEDAR.

Parágrafo Único – Caso, só se inscreva uma única IES em determinada modalidade, esta poderá ser inscrita para representar a FUER no JUBS (seletiva) - CONFERENCIA NORTE, obedecido aos prazos previstos neste Regulamento, o que significa que cabe a FUER decidir sobre tal situação, não sendo esta obrigada a indicar representante para a etapa nacional. Ao passo que, nas modalidades individuais de natação e atletismo, quando houver apenas um atleta inscrito, este deverá tirar seu tempo a fim de obter o índice necessário para participar dos Jogos Universitários JUBS 2019. (CONFORME DISPOSTO NO ANEXO AO REGULAMENTO)

 

SEÇÃO I

DAS MODALIDADES INDIVIDUAIS

 

Art.29. O sistema de competição das modalidades individuais obedecerá ao estabelecido nos Regulamentos Específicos de cada modalidade.

 

Art.30. Os cabeças de chaves para as provas (balizamento) e combates serão definidos pela Coordenação da modalidade, se dará primeiramente, ranking da FUER e/ou Confederação Brasileira da respectiva modalidade, quando houver, ou sorteio.

 

SEÇÃO II

DAS MODALIDADES COLETIVAS

 

Art.31. O sistema de competição das modalidades coletivas obedecerá ao estabelecido nos Regulamentos Específicos de cada modalidade.

 

ITEM I

DAS FORMAS DE DISPUTAS

 

Art. 32. Serão adotadas as formas de disputas estabelecidas nos artigos a seguir (de acordo com o número de participantes):

Parágrafo Primeiro – De acordo com o interesse da competição, a ordem dos jogos, poderá ser alterada pela Coordenação Técnica.

 

Art. 33. A Competição terá a seguinte forma de disputa:

Parágrafo Primeiro – Forma de Disputa para 02 Equipes:

1. Basquetebol, Futsal, Handebol e Voleibol – em melhor de 02 (dois) jogos vencedores; Em caso destes terminarem empatados, serão utilizados os critérios de desempate, estabelecidos no regulamento específico;

Parágrafo Segundo – Forma de Disputa para 03 ou 04 equipes:

a) Os concorrentes formarão grupo único, disputado pelo sistema de rodízio em um turno:

GRUPO A - Com 3 ou 4 equipes

Classificam-se o 1º e o 2º lugar do grupo para a Fase seguinte.

Fase Final: Será disputada conforme segue:

1º colocado X 2º colocado

 

Parágrafo Terceiro – Forma de Disputa para 05 ou 06 equipes:

a) Os concorrentes serão divididos em 02 grupos (A, B) disputados pelo sistema de rodízio em um turno. Os grupos serão assim constituídos:

GRUPO A - Com 2 equipes

GRUPO B - Com 3 equipes

Classificam-se o 1º lugar do grupo para a Fase seguinte.

Fase Final: Será disputada conforme segue:

1º A X 2º B

 

Parágrafo Quarto – Forma de Disputa com participação de 7 a 12 equipes será definida no congresso técnico.

 

ITEM II

DO SISTEMA DE PONTUAÇÃO

 

Art. 34. O sistema de pontuação para definição da classificação final, será utilizado o critério abaixo especificado:

1º lugar – 50 pontos

2º lugar – 40 pontos

3º lugar – 35 pontos

4º lugar – 30 pontos

5º lugar – 25 pontos

6º lugar – 20 pontos

7º lugar – 15 pontos

8º lugar – 10 pontos

 

Art.35. Em caso de empate final, será considerada vencedora a IES que obtiver o maior numero de primeiros lugares. Persistindo o empate, será vencedora a IES que obtiver o maior numero de segundos lugares e, assim sucessivamente.

 

Art.36. Será acrescentado um ponto de participação para cada atleta inscrito, que será somado à pontuação final.

 

Art.37. Caso inscreve-se uma única IES em determinada modalidade, esta poderá representar a FUER, mas não obterá a pontuação para classificação final.

 

ITEM III

 DOS JOGOS, PROVAS E COMBATES

 

Art. 38. Os JOGOS UNIVERSITÁRIOS DE RORAIMA 2019 tem um Regulamento Específico de disputa para cada modalidade esportiva e a elas serão aplicadas as regras internacionais adotadas pelas Confederações Brasileiras da modalidade, em tudo que não contrarie este Regulamento.

 

Art. 39. As competições dos JOGOS UNIVERSITÁRIOS DE RORAIMA 2019 serão realizadas nos locais e horários determinados pela Gerência de Coordenação técnica, sendo considerado perdedor por ausência (WxO), o aluno/atleta e/ou equipe que não estiver pronto no local do jogo ou prova, no máximo até 15 (quinze) minutos após o horário estabelecido.

Parágrafo Único – Os casos de ausência (WxO) serão encaminhados à Comissão Disciplinar e estão passíveis de sanção de acordo com o Código Brasileiro de Justiça Desportiva que se aplica subsidiariamente. 

 

Art. 40. Em caso de WxO, para efeito de placar, será conferido o seguinte resultado à equipe vencedora:

      I. Basquetebol 20 X 00;

      II. Futsal 03 X 00;

      III. Handebol 15 X 00;

      IV. Voleibol 03 X 00 (25 X 00, 25 X 00 e 25 X 00);

 

Art. 41. Toda equipe ou atleta participante deverá estar no local de competição antes do horário previsto e em condições de jogo, quando será requisitada a documentação prevista no Regulamento.

 

Art. 42. Qualquer competição que venha a ser suspensa ou transferida por motivo de força maior será realizada conforme determinar a Coordenação Técnica, desde que nada mais impeça a sua realização, obedecendo às regras oficiais de cada modalidade esportiva.

Parágrafo Único – Nestes casos, a critério da Coordenação Técnica e em condição excepcional, uma ou mais equipes poderão realizar até dois jogos num mesmo dia. 

 

Art. 43. Só será permitida a presença dentro dos locais de competições e durante a realização das mesmas (conforme regulamento específico das Modalidades), os atletas uniformizados e Comissão Técnica.

 

CAPÍTULO V

DA PREMIAÇÃO

 

Art. 44. Serão concedidos os seguintes prêmios aos participantes:

a) Campeão Geral: troféu

b) Para as modalidades coletivas – Troféus para as IES e medalhas para os atletas classificados em 1º e 2º lugares em cada naipe;

c) Para as modalidades individuais: Medalhas para os atletas classificados em 1º e 2º lugares em cada prova, categoria ou combate;

Parágrafo Único – A cerimônia de premiação será organizada de acordo com a programação estabelecida pelo Comitê Organizador.

 

CAPÍTULO VI

 DA ARBITRAGEM

 

Art. 45. Os componentes da equipe de arbitragem dos JOGOS UNIVERSITÁRIOS DE RORAIMA 2019 serão designados pela Coordenação Técnica e Diretoria de Arbitragem da FUER.

Parágrafo único – A quantidade de árbitros por modalidade será definida pela Coordenação Técnica e Diretoria de Arbitragem, conforme a necessidade do evento, ouvida a Coordenação da modalidade.

 

Art. 46. No caso de não comparecimento de qualquer membro da equipe de arbitragem até 15 (quinze) minutos antes do horário fixado para o início da competição, o Coordenador da modalidade providenciará a imediata substituição do mesmo.

 

CAPÍTULO VII

 DOS UNIFORMES

 

Art. 47. Cada equipe deverá se apresentar nos locais de competição, devidamente uniformizada, conforme especificações dos regulamentos gerais e específicos, e as regras de cada modalidade esportiva.

Parágrafo Primeiro – No Congresso Técnico Geral, o representante da IES deverá informar as cores do uniforme da equipe nas modalidades coletivas.

Parágrafo Segundo – Todos os membros da Comissão Técnica deverão estar vestidos, com bermuda ou calça, camisa e tênis ou sapato.

Parágrafo Terceiro – Não serão permitidas improvisações nos uniformes, tais como: - informações fixadas com fitas colantes, esparadrapos ou similares, presos com alfinete e/ou clipes, ou escritas à caneta.

 

Art. 48. Nos uniformes é permitida a inserção de logomarca de patrocínio, e que não faça alusão à propaganda de conteúdo político e filosófico, bebidas alcoólicas, cigarros e produtos que induzam ao vício.

Art. 49. Os uniformes dos alunos deverão obedecer às regras oficiais de cada modalidade.

 

CAPÍTULO VIII

 DOS BOLETINS

 

Art. 50. Os comunicados oficiais dos JOGOS UNIVERSITÁRIOS DE RORAIMA 2019, serão publicados através de boletins informativos do evento, que serão divulgados no site fuer.cbdu.org.br.

Parágrafo Único – Os boletins serão numerados e datados e as informações neles contidas poderão ser alteradas dia-a-dia, sendo consideradas válidas as informações dos boletins mais atualizados.

 

TÍTULO VI

CAPÍTULO I

DA COMISSÃO DISCIPLINAR

 

Art. 51. Haverá nos JOGOS UNIVERSITÁRIOS DE RORAIMA 2019 uma Comissão Disciplinar incumbida de apreciar e julgar as infrações cometidas durante as competições.

Parágrafo Primeiro – A Comissão Disciplinar será convocada pelo seu Presidente e deverá reunir-se a qualquer hora, sempre que necessário.

Parágrafo Segundo – As sanções disciplinares serão aplicadas a critério exclusivo da Comissão Disciplinar, que seguirá as disposições contidas neste regulamento, no CBJD e na legislação desportiva em vigor.

 

Art. 52. As decisões da Comissão Disciplinar estão sujeitas à apreciação, em grau de recurso, pelo TJDU.

 

Art. 53. Nos JOGOS UNIVERSITÁRIOS DE RORAIMA 2019, as pessoas físicas ou jurídicas (IES, componentes das delegações, árbitros, auxiliares e outros) que infringirem este Regulamento ou decisões do Comitê Organizador ou cometerem faltas disciplinares no transcurso das competições ou dentro da jurisdição da sede dos jogos, estarão sujeitos às sanções previstas neste Regulamento e no CBJD.

 

Art. 54. Todos os participantes dos JOGOS UNIVERSITÁRIOS DE RORAIMA 2019 poderão sofrer as seguintes sanções disciplinares:

a) Advertência escrita;

b) Censura escrita;

c) Suspensão;

d) Exclusão.

Art.55. As sanções disciplinares entrarão automaticamente em vigor a partir das decisões da Comissão Disciplinar. Deverão ser imediatamente comunicadas ao chefe de delegação e publicadas no boletim oficial dos JOGOS UNIVERSITÁRIOS DE RORAIMA 2019 para ciência e cumprimento.

 

Art.56. As suspensões automáticas estão descritas no regulamento específico de cada modalidade.

 

Art. 57. No caso de algum responsável por equipe impetrar recurso contra alguma equipe, arbitragem ou direção da competição, em função de possível transgressão ao regulamento, este recurso deverá ser entregue, através do chefe da delegação, à Secretaria Geral, por escrito, até 02 (duas) horas após o término da partida ou prova, para posterior encaminhamento à Comissão Disciplinar.

 

Art.58. Será encaminhado relatório à Comissão Disciplinar para análise e pronunciamento, no caso do atleta, equipe ou Delegação que, sem prévia autorização do Comitê Organizador, retirar-se do jogo ou prova, competição ou evento antes do término de sua participação.

Parágrafo Único – Em caso de sanção disciplinar aplicada pela Comissão Disciplinar, o Comitê Organizador analisará as sanções administrativas cabíveis, podendo ser:

Proibição de participação nos eventos organizados pela FUER;

 

Art. 59. Qualquer inscrição realizada de forma irregular será encaminhada à Comissão Disciplinar para as devidas providências.

 

CAPÍTULO II

DOS PROTESTOS

 

Art. 60. O protesto deverá apresentado na Secretaria Geral onde será protocolado e encaminhado à Direção Geral, para as providências cabíveis.

Parágrafo Primeiro – Caberá exclusivamente ao reclamante o ônus da prova, com exceção da hipótese do protesto versar sobre condição de universitário do atleta, quando o ônus da prova passará a ser da IES do atleta.

Parágrafo Segundo – Se o pedido originar-se durante as competições deverá ser apresentado à Secretaria Geral até 02 (duas) horas após o encerramento da competição que deu motivo à reclamação, contudo, é lícita a apresentação de protesto até 12 (doze) horas antes do início do jogo, combate ou prova referente ao protesto, para ser analisado e proferido parecer pela Comissão Disciplinar, sendo que neste caso, a Secretaria Geral dará ciência à equipe protestada logo após o protocolo.

Parágrafo Terceiro – O protesto relativo a assuntos de atletismo deverá ser feito de acordo com o Artigo 146 da regra internacional da IAAF.

Parágrafo Quarto – Transcorrido os prazos indicados nos parágrafos anteriores, o reclamante perderá o direito ao protesto.

Parágrafo Quinto – Na hipótese de protesto que versar sobre condição de universitário do atleta, será cobrado uma taxa de protesto no valor de R$ 100,00 (cem reais), cujo valor será restituído ao autor do protesto, na hipótese do mesmo ser julgado procedente.

 

 

TÍTULO VII

CAPÍTULO I

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

 

Art. 62. A Comissão Organizadora dos JOGOS UNIVERSITÁRIOS DE RORAIMA 2019 não será responsável por qualquer avaria causada pelos componentes das IES nos locais de competição e demais instalações ou serviços oferecidos, ficando o ônus a cargo da Delegação, conforme prevê o Regulamento.

 

Art. 63. Para todos os fins, os participantes dos JOGOS UNIVERSITÁRIOS DE RORAIMA 2019 serão considerados conhecedores deste Regulamento, das regras desportivas internacionais adotadas pela FUER, CBDU e do CBJD, ficando submetidos a todas as suas disposições e as penalidades que delas possam emanar.

 

Art. 64. Quaisquer consultas atinentes os JOGOS UNIVERSITÁRIOS DE RORAIMA 2019L, sobre matéria não constante neste Regulamento, deverão ser formuladas pelo representante da IES a FUER, que encaminhará ao Comitê Organizador, que após o devido exame, apresentará sua solução através de documento oficial.

 

Art. 65. Compete a Comissão Organizadora, interpretar, zelar pela execução e resolver os casos omissos deste Regulamento.

 

Art. 66. Compete a cada IES observar as regras do ANEXO ao regulamento e conforme sugerido pela FUER fazer as adaptações necessárias aos uniformes, pois as mesmas serão cobrados nos Jogos Universitários Brasileiros – JUBS 2019.

 

Parágrafo Único: a equipe que for penalizada pelo descumprimento das regras em relação aos uniformes durante os JOGOS UNIVERSITÁRIOS DE RORAIMA 2019,pela Comissão Disciplinar ou pelo STJDU durante o evento, também será penalizada pela FUER.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ANEXO I

 

A FUER informa que estas regras estão previstas no regulamento geral dos jogos universitários JUBS 2019, e sugere que as equipes se adaptem já na etapa estadual às regras estabelecidas abaixo pela CBDU e COB para que não tenham problemas, e informa que caso ocorra algum problema durante OS JUBS , a equipe será punida e o caso levado ao TJDU ,bem como ao STJDU.

 

Art. 01. Nos uniformes é permitida a inserção de logomarca de patrocínio, conforme as regras do Artigo 02, desde que os patrocinadores acompanhem a equipe durante toda a Etapa Municipal ou Estadual, e não faça alusão à propaganda de conteúdo político e filosófico, bebidas alcoólicas, cigarros e produtos que induzam ao vício.

 

Art. 02. Os uniformes dos alunos-atletas, técnicos e dirigentes deverão obedecer às regras oficiais de cada modalidade e atender as especificações a seguir:

1. Medição das marcas registradas de fabricantes e patrocinadores:

As marcas registradas de fabricantes podem ser classificadas de acordo com as

seguintes categorias:

1.1.Nome do fabricante; ou

1.2.Logomarca do fabricante; ou

1.3.Nome e logomarca do fabricante.

 

2. Para efeito de padronização das marcas registradas de fabricantes e patrocinadores, são utilizados pelo COB, os seguintes critérios:

2.1  Formas regulares

Quando a marca registrada de um fabricante for apenas o nome, deverá ser aplicado um traçado retangular ou quadrado ao redor do mesmo, e utilizada a seguinte regra matemática para calcular a área de superfície da figura (ver abaixo).

2.2  Formas irregulares

Quando a marca registrada de um fabricante for uma figura irregular, deverá ser aplicado um traçado retangular ou quadrado ao redor da mesma e utilizada a seguinte regra matemática para calcular a área de superfície da figura (ver abaixo).

Observação: Os nomes, logomarcas e elementos pictóricos dos fabricantes

apresentados como exemplos, continuam sob propriedade dos respectivos fabricantes e seus afiliados.

Os tamanhos das marcas registradas de fabricantes usadas nos exemplos são

meramente ilustrativas. Os tamanhos reais estão especificados nas orientações.

 

3.  Aplicação das marcas registradas de fabricantes e patrocinadores:

Peças de vestuário esportivo

Esta categoria inclui todos os artigos de vestuário esportivo a serem utilizados pelos participantes dentro dos locais de competição e de não-competição das Olimpíadas Universitárias.

3.1. Camisas, Camisetas e Macaquinhos de Competição

3.1.1. Aplicações Obrigatórias:

• Nome da Instituição de Ensino – aplicação máxima permitida 300cm2.

• Nome do Município com a sigla do Estado – aplicação máxima permitida 300cm².

3.1.2. Aplicações Opcionais:

• Marca Registrada de fabricante – 01 (uma) aplicação máxima de 40cm2.

• Patrocinador – 03 (três) aplicações máximas de 40cm² cada.

• Bandeira do Estado – 01 (uma) aplicação máxima de 40cm².

• Nome do Aluno – Atleta – 01 (uma) aplicação máxima de 300cm².

• A numeração deverá seguir a regra da modalidade.

3.2. Maiô, Toca, Sunga, Collant e Shorts

Será permitida a utilização de no máximo 01 [uma] marca registrada de fabricante por peça, e 02 [duas] marcas de patrocinadores. Aplicação máxima permitida: 30cm2 cada.

3.2.1. Aplicações Opcionais

• Nome da Instituição de Ensino – 01 (uma) aplicação máxima de 150cm².

• Nome do Município com sigla do Estado – 01 (uma) aplicação máxima de150cm².

• Bandeira do Estado – 01 (uma) aplicação máxima de 30cm².

• Nome do Aluno – Atleta – 01 (uma) aplicação máxima de 150cm².

 

4. Judogui

 

4.1. Aplicação Obrigatória:

• Patch fornecido pela organização – aplicação nas costas.

4.2. Aplicações Opcionais:

• Nome da Instituição de Ensino – aplicação frontal máxima permitida 300cm2.

• Marca Registrada de fabricante – 01 [uma] aplicação máxima de 40cm2.

• Patrocinador – 03 [três] aplicações máximas de 80cm² cada.

• Bandeira do Estado – 01 [uma] aplicação máxima de 50cm².

• Nome do Aluno – Atleta – 01 [uma] aplicação máxima de 300cm².

 

5. Uniformes Informais

Os uniformes informais incluem quaisquer artigos de vestuário esportivo adicional usado por atletas oficiais e outros portadores de credenciais dentro dos locais de competição e não-competição e nas Cerimônias Oficiais de Boas-Vindas, Abertura, Encerramento e Medalhas das Olimpíadas Universitárias tais como: agasalho, casaco, jaqueta, entre outros.

5.1. Aplicações Opcionais

• Marca Registrada de fabricante – 01 [uma] aplicação máxima de 40cm².

• Patrocinador – 02 [duas] aplicações máximas de 40cm² cada.

• Bandeira do Estado – 01 [uma] aplicação máxima de 30cm².

• Nome da Instituição de Ensino – 01 [uma] aplicação máxima de 300cm².

 

Art. 3. As equipes que descumprirem qualquer um dos artigos anteriores com

referência a uniformes, deverão ter relatórios encaminhados ao TJDU.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE ATLETISMO

 

1. A Competição de Atletismo será regida pelas Regras Internacionais da IAAF em tudo que não contrariar os Regulamentos e Normas da CBDU. 

2. Cada IES poderá inscrever o quantitativo de alunos-atletas e membros da Comissão Técnica, conforme estabelece o Artigo do Regulamento Geral, podendo inscrever no máximo 02 (dois) alunos-atletas em cada prova individual e uma equipe de revezamento.  

3. Cada aluno-atleta poderá participar, no máximo, de 03 (três) provas individuais e dois revezamentos. 

3.1. As equipes de revezamento somente poderão ser compostas por alunos-atletas inscritos pela mesma IES. 

4. Será considerado reserva, em qualquer das provas nas competições de Atletismo, o(a) aluno(a)-atleta que figurar na relação nominal da modalidade, aprovada pela Coordenação de Controle e Credenciamento. 

5. O(a) aluno(a)-atleta deverá comparecer ao local de competição com antecedência e devidamente uniformizado (conforme Regulamento Geral e Anexo sugerido pela FUER). Para ter condição de participação, antes do início de cada prova, deverá apresentar sua credencial à equipe de arbitragem. 

5.1. A IES que inscrever suas equipes de revezamento, será obrigatório o uso padronizado de uniforme (camiseta/macaquinho iguais) para os 4 (quatro) alunos-atletas participantes. 

6. As provas programadas para as competições de Atletismo são as seguintes: 

7. Caberá a Coordenação de Atletismo, a confecção de séries, grupos de qualificação, sorteios de raias, ordem de largada e ordem de tentativas para as diversas provas, dentro do disposto nas regras da IAAF. 

8. Nas provas de pista quando não houver número de alunos-atletas para compor as séries eliminatórias, as provas serão realizadas como semifinais no horário das eliminatórias e final no horário da final. 

9. Nas provas de pista quando não houver número de alunos-atletas para compor as séries semifinais, as provas serão realizadas como final no horário da final. 

10. Nas provas de campo quando não houver número de alunos-atletas para compor os grupos de qualificação, as provas serão realizadas como final no horário da final. 

11. Somente poderão participar das provas de atletismo, os(as) alunos(as)-atletas que obtiverem os índices mínimos abaixo estabelecidos nas provas oficiais realizadas pela CBDU, CBAt, FUEs e Federações Estaduais de Atletismo, entre 01 de janeiro e 01 de Setembro de 2013. 

Parágrafo Único – Quando solicitada a comprovação dos índices alcançados pelos alunos-atletas, a FUE/IES deverá apresentar o relatório final da competição,

indicando, local, data, horário e marca obtida pelo(a) aluno(a)-atleta. 

12. Os(as) alunos(as)-atletas poderão utilizar seus próprios implementos, devendo os mesmos ser aferidos pela equipe de arbitragem da competição. 

12.1. Na prova de salto com vara os(as) alunos(as)-atletas deverão trazer a vara, pois não será fornecida pela organização da competição. 

13. Toda e qualquer solicitação de substituição de atletas inscritos e mudança de provas, deverá obedecer aos Artigos do Regulamento Geral. 

14. Os(as) alunos(as)-atletas para competirem devem estar uniformizados pela IES que

representam, obedecendo as regras da CBAt e o Regulamento Geral. 

15. O Programa Horário da competição de Atletismo será o seguinte: 

16. A Coordenação de Atletismo poderá excluir provas do programa de que trata o artigo anterior, desde que, não haja condições técnicas para a realização da mesma, ou seja, de interesse da competição. 

17. Quando em 01 (uma) prova estiverem inscritas 02 (duas) ou mais IES, ela será realizada, mesmo que no horário da prova somente 01 (uma) IES confirme sua participação. 

18. A altura inicial em que a barra (sarrafo) será colocada nas provas de saltos (altura e vara) será definida pela Coordenação de Atletismo e comunicada oficialmente na Reunião Técnica da modalidade. 

19. Cabe a Coordenação de Atletismo, durante a Reunião Técnica da modalidade, nomear o Júri de Apelação, composto por 5 (cinco) membros, cuja à função será de apreciar e julgar todo e qualquer recurso encaminhado pela Direção da Competição, ressalvado o que for da competência da Justiça Desportiva. 

20. Qualquer protesto relativo à participação de aluno-atleta(s) deverá ser registrado ao

árbitro da prova antes do início da mesma. 

20.1. Caso o protesto não possa ser resolvido antes do início da prova, a mesma será realizada na condição de “sub-júdice”, ficando a oficialização do resultado final suspenso até a definição do protesto. 

21. Será campeã a IES que obtiver o maior número de pontos, conforme tabela abaixo: 

21.1. As provas do Decatlo, Heptatlo e Revezamentos terão a contagem dobrada. 

21.2. Em caso de empate na contagem de pontos na classificação final, será considerado o maior número de primeiros lugares, persistindo o empate, maior número de segundo lugares e assim sucessivamente até que se obtenha o desempate. 

21.3. Somente serão pontuados os(as) alunos(as)-atletas que obtenham seu resultado final igual ou superior ao índice da Competição. 

22. Serão acrescidas as pontuações obtidas pelas IES nas diversas provas, as bonificações abaixo:

Recorde dos Jogos Universitários JUBS - 05 pontos 

22.1. A bonificação só será concedida após a homologação do resultado (recorde) pela Coordenação de Atletismo da CBDU. 

23. Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação de Atletismo, com anuência da Gerência de Competição, não podendo essas resoluções contrariar regras oficiais e o Regulamento Geral.

1. As competições de Basquetebol serão realizadas de acordo com as Regras Internacionais da FIBA e os Regulamentos e Normas da CBDU. 

2. Cada IES poderá inscrever o quantitativo de alunos-atletas e membros da Comissão Técnica, conforme estabelece o Artigo 24 do Regulamento Geral. 

3. Os jogos serão disputados seguindo as normas a seguir: 

3.1. Os jogos terão 02 (dois) tempos de 20 (vinte) minutos com cronômetro travado quando a bola estiver fora de jogo com intervalo de 05 (cinco) minutos entre ambos, divididos em 04 (quatro) quartos de 10 (dez) minutos cada, com intervalo de 01 (um) minuto entre o 1º e o 2º quarto e entre o 3º e o 4º quarto; 

3.2. Em caso de empate, o desempate far-se-á em um período extra de 05 (cinco) minutos com cronômetro travado quando a bola estiver fora de jogo, ou quantos forem necessários até que haja um vencedor. 

3.3 Para a classificação das equipes, será observada a seguinte pontuação:

Vitória - 02 pontos

Derrota - 01 ponto

Derrota por WO - 00 ponto (para o perdedor) 

4. As equipes deverão ter 02 (dois) uniformes de jogo, com a mesma numeração, obedecendo ao descrito no Regulamento Geral. OBS: Favor observar as normas do Anexo e as mudanças sugeridas pela FUER.

4.1. O uniforme de cada aluno-atleta constará:

Camisa numerada na frente e nas costas (conforme regra);

Calção;

Meias;

Tênis. 

4.2. Nenhum aluno-atleta poderá participar de jogos fora do uniforme descrito acima.  

5. Não será permitido jogar com piercing, brinco, colar, presilha ou qualquer outro objeto que ponha em risco a integridade física dos alunos-atletas. 

6. A equipe deverá comparecer ao local do jogo com antecedência e devidamente uniformizada. Para ter condição de participação, antes do início do jogo, todos os componentes da equipe deverão apresentar suas credenciais à equipe de arbitragem.  

7. Em caso do não comparecimento de uma equipe dentro do horário estipulado para o jogo, após a contagem de 15 minutos será declarada ausente, aplicando-se o WxO em favor da equipe presente, à qual será declarada vencedora pelo placar de 20x00.

Caso nenhuma das duas equipes se façam presentes em tempo hábil, será declarado o duplo não comparecimento, atribuindo-se derrota a ambas as equipes.

8. No banco de reservas só poderão ficar os(as) alunos(as)-atletas e Comissão Técnica inscritos: diretor, técnico, assistente técnico e médico ou fisioterapeuta, cujos nomes deverão constar da relação de inscrição.  

9. A entrada dos(as) alunos(as)-atletas na quadra para o aquecimento será feita tão logo a mesma esteja livre e após a autorização do árbitro. 

9.1. O tempo de aquecimento na quadra dependerá do término do jogo anterior.

Entretanto, será garantido o tempo mínimo de 10 (dez) minutos para as equipes aquecerem na quadra de jogo. 

9.2. O aquecimento inicial, a critério de cada equipe, poderá ser feito fora da quadra em local determinado pela Coordenação de Basquetebol. 

10. A apresentação dos(as) alunos(as)-atletas de cada equipe será feita 06 (seis) minutos antes do início do jogo. Neste momento, o árbitro interromperá o aquecimento dos(as) alunos(as)-atletas que se dirigirão para seus respectivos bancos de reservas. À medida que forem chamados, os(as) alunos(as)-atletas entrarão na quadra enfileirando-se de costas para suas respectivas tabelas. 

10.1. O cronômetro não parará durante a apresentação dos alunos-atletas; 

10.2. Na apresentação as equipes deverão estar uniformizadas, ou seja, todos os(as) alunos(as)-atletas deverão estar com os uniformes de jogo. 

11. Na Fase Classificatória, quando no mesmo grupo 02 (duas) ou mais equipes terminarem empatadas, o desempate far-se-á da seguinte maneira e em ordem sucessiva de eliminação: 

11.1. Confronto direto no jogo realizado entre as equipes empatadas na fase (utilizado somente no caso de empate entre 02 (duas) equipes); 

11.2. Saldo de cestas (pontos prós – pontos contra) apurado nos jogos disputados entre as equipes empatadas. 

11.3. Maior coeficiente de cestas (pontos) average apurado nos jogos disputados entre as equipes empatadas; 

11.4. Maior coeficiente de cestas (pontos) average apurado em todos os jogos disputados pelas equipes na fase; 

11.5. Menor número de cestas (pontos) contra, apurado em todos os jogos disputados pelas equipes na fase; 

11.6. Sorteio. 

Observações:

Na hipótese da aplicação do critério de cestas average, dividir-se-á o número de cestas positivas pelas negativas, considerando-se classificada a equipe que obtiver maior resultado;

Quando, para cálculo de average, uma equipe não sofrer cestas, é ela a classificada, pois o zero é infinito, o que impossibilita a divisão, assegurando à equipe sem cestas sofridas a classificação pelo sistema average;

Quando, para cálculo de average, mais de uma equipe não sofrer cestas, será classificada, a equipe que tiver a maior cestas pró, pois tecnicamente seu resultado será maior. 

12. Serão utilizados os seguintes critérios técnicos para classificar os 2ºs e 3ºs lugares de todos os grupos da Fase Classificatória para a Fase Semifinal: 

12.1. Os grupos com maior número de equipes terão eliminados todos os pontos e resultados obtidos nos jogos com o último lugar de cada grupo, deixando todos os grupos com mesmo número de equipes, para posteriormente passar para o item 12.2. Caso todos os grupos tenham o mesmo número de equipes passar-se-á automaticamente para o item 12.2. 

12.2. Será classificado o 2º lugar que tenha maior número de pontos ganhos; 

12.3. Caso haja mais de uma equipe empatada na condição descrita no item 12.2, passar-se-á aos critérios específicos descritos a seguir, somente para os empatados;

12.3.1. Cestas average (dividir as cestas pró pelas cestas contra nos jogos entre as equipes selecionadas na fase. Classifica-se o maior resultado);

12.3.2. Cestas pró (Cestas feitas nos jogos entre as equipes selecionadas na fase. Classifica-se o maior resultado);

12.3.3. Cestas contra (Cestas recebidas nos jogos entre as equipes selecionadas na fase. Classifica-se o menor resultado);

12.3.4. Sorteio. 

13. Estará automaticamente suspenso do jogo subsequente na mesma modalidade/gênero, o(a) aluno(a)-atleta e/ou membro da Comissão Técnica que cometer uma falta desqualificante, exceto pelo descrito no item 13.1. 

13.1. Poderá participar do jogo subsequente:

13.1.1. O(a) aluno(a)-atleta que for desqualificado por cometer 02 (duas) faltas antidesportivas ou;

13.1.2. O membro da Comissão Técnica que for desqualificado por cometer faltas técnicas. (Artigo 37.1.2 das Regras Oficias da FIBA – 2010). 

13.2. Não se aplica o disposto no item 13, se antes do cumprimento da suspensão, o(a) aluno(a)-atleta e/ou membro da Comissão Técnica for absolvido pelo órgão judicante competente, desde que constante no termo de decisão do respectivo processo disciplinar, o não cumprimento da suspensão automática, nos termos da legislação desportiva vigente. 

13.3. Para fins do disposto no item 13, entende-se por jogo subseqüente o ocorrente na mesma competição, evento e no ano específico correspondente. 

14. A participação de aluno-atleta ou integrante da Comissão Técnica, suspenso automaticamente conforme item 13, implicará nos procedimentos adotados abaixo, além de ter relatório encaminhado para a Comissão Disciplinar para as providências cabíveis. 

14.1. Em caso de derrota da equipe infratora, o resultado do jogo será mantido; 

14.2. Em caso de vitória equipe infratora, o resultado do jogo será revertido em favor da equipe adversária, conforme o Artigo 53 (WxO).  

15. Toda e qualquer solicitação de substituição de atletas inscritos na competição, deverá obedecer ao Artigo 31 do Regulamento Geral. 

16. Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação de Basquetebol, com anuência da Gerência de Competição, não podendo essas resoluções contrariar regras oficiais e o Regulamento Geral.

 

 

REGULAMENTO ESPECÍFICO DO BASQUETEBOL

 

 

As competições de Basquetebol serão realizadas de acordo com as Regras Internacionais da FIBA e os Regulamentos e Normas da CBDU. Os jogos serão disputados seguindo as normas a seguir:

1. Os jogos terão 02 (dois) tempos de 20 (vinte) minutos com cronômetro travado quando a bola estiver fora de jogo com intervalo de 05 (cinco) minutos entre ambos, divididos em 04 (quatro) quartos de 10 (dez) minutos cada, com intervalo de 01 (um) minuto entre o 1º e o 2º quarto e entre o 3º e o 4º quarto;

2. Em caso de empate, o desempate far-se-á em um período extra de 05 (cinco) minutos com cronômetro travado quando a bola estiver fora de jogo, ou quantos forem necessários até que haja um vencedor.

Para a classificação das equipes, será observada a seguinte pontuação: Vitória - 02 pontos Derrota - 01 ponto Derrota por WO - 00 ponto (para o perdedor) As equipes deverão ter 02 (dois) uniformes de jogo, com a mesma numeração, obedecendo ao descrito no Regulamento Geral e Anexo sugerido pela FUER.

4. O uniforme de cada aluno-atleta constará: (Favor observar o Anexo do regulamento com as sugestões da FUER)

Camisa numerada na frente e nas costas (conforme regra); Calção; Meias; Tênis.

4.1. Nenhum aluno-atleta poderá participar de jogos fora do uniforme descrito acima.

5. Não será permitido jogar com piercing, brinco, colar, presilha ou qualquer outro objeto que ponha em risco a integridade física dos alunos-atletas.

6. A equipe deverá comparecer ao local do jogo com antecedência e devidamente uniformizada. Para ter condição de participação, antes do início do jogo, todos os componentes da equipe deverão apresentar documento ofical com foto à equipe de arbitragem.

7. Em caso do não comparecimento de uma equipe dentro do horário estipulado para o jogo, após a contagem de 15 minutos será declarada ausente, aplicando-se o WxO em favor da equipe presente, à qual será declarada vencedora pelo placar de 20x00. Caso nenhuma das duas equipes se façam presentes em tempo hábil, será declarado o duplo não comparecimento, atribuindo-se derrota a ambas as equipes.

8. No banco de reservas só poderão ficar os(as) alunos(as)-atletas e Comissão Técnica inscritos: diretor, técnico, assistente técnico e médico ou fisioterapeuta, cujos nomes deverão constar da relação de inscrição.

9. A entrada dos(as) alunos(as)-atletas na quadra para o aquecimento será feita tão logo a mesma esteja livre e após a autorização do árbitro.

9.1. O tempo de aquecimento na quadra dependerá do término do jogo anterior. Entretanto, será garantido o tempo mínimo de 10 (dez) minutos para as equipes aquecerem na quadra de jogo.

9.2. O aquecimento inicial, a critério de cada equipe, poderá ser feito fora da quadra em local determinado pela Coordenação de Basquetebol.

10. A apresentação dos(as) alunos(as)-atletas de cada equipe será feita 06 (seis) minutos antes do início do jogo. Neste momento, o árbitro interromperá o aquecimento dos(as) alunos(as)-atletas que se dirigirão para seus respectivos bancos de reservas. À medida que forem chamados, os(as) alunos(as)-atletas entrarão na quadra enfileirando-se de costas para suas respectivas tabelas.

10.1. O cronômetro não parará durante a apresentação dos alunos-atletas;

10.2. Na apresentação as equipes deverão estar uniformizadas, ou seja, todos os(as) alunos(as)-atletas deverão estar com os uniformes de jogo.

 

11. Na Fase Classificatória, quando no mesmo grupo 02 (duas) ou mais equipes terminarem empatadas, o desempate far-se-á da seguinte maneira e em ordem sucessiva de eliminação:

11.1. Confronto direto no jogo realizado entre as equipes empatadas na fase (utilizado somente no caso de empate entre 02 (duas) equipes);

11.2. Saldo de cestas (pontos prós – pontos contra) apurado nos jogos disputados entre as equipes empatadas.

11.3. Maior coeficiente de cestas (pontos) average apurado nos jogos disputados entre as equipes empatadas;

11.4. Maior coeficiente de cestas (pontos) average apurado em todos os jogos disputados pelas equipes na fase;

11.5. Menor número de cestas (pontos) contra, apurado em todos os jogos disputados pelas equipes na fase;

11.6. Sorteio.

Observações:

Na hipótese da aplicação do critério de cestas average, dividir-se-á o número de cestas positivas pelas negativas, considerando-se classificada a equipe que obtiver maior resultado;

Quando, para cálculo de average, uma equipe não sofrer cestas, é ela a classificada, pois o zero é infinito, o que impossibilita a divisão, assegurando à equipe sem cestas sofridas a classificação pelo sistema average;

Quando, para cálculo de average, mais de uma equipe não sofrer cestas, será classificada, a equipe que tiver a maior cestas pró, pois tecnicamente seu resultado será maior.

12. Serão utilizados os seguintes critérios técnicos para classificar os 2ºs e 3ºs lugares de todos os grupos da Fase Classificatória para a Fase Semifinal:

12.1. Os grupos com maior número de equipes terão eliminados todos os pontos e resultados obtidos nos jogos com o último lugar de cada grupo, deixando todos os grupos com mesmo número de equipes, para posteriormente passar para o item 12.2. Caso todos os grupos tenham o mesmo número de equipes passarse- á automaticamente para o item 12.2.

12.2. Será classificado o 2º lugar que tenha maior número de pontos ganhos;

12.3. Caso haja mais de uma equipe empatada na condição descrita no item 12.2, passar-se-á aos critérios específicos descritos a seguir, somente para os empatados;

12.3.1. Cestas average (dividir as cestas pró pelas cestas contra nos jogos entre as equipes selecionadas na fase. Classifica-se o maior resultado);

12.3.2. Cestas pró (Cestas feitas nos jogos entre as equipes selecionadas na fase. Classifica-se o maior resultado);

12.3.3. Cestas contra (Cestas recebidas nos jogos entre as equipes selecionadas na fase. Classifica-se o menor resultado);

12.3.4. Sorteio.

13. Estará automaticamente suspenso do jogo subseqüente na mesma modalidade/gênero, o(a) aluno(a)-atleta e/ou membro da Comissão Técnica que cometer uma falta desqualificante, exceto pelo descrito no item 13.1.

13.1. Poderá participar do jogo subseqüente:

13.1.1. O(a) aluno(a)-atleta que for desqualificado por cometer 02 (duas) faltas antidesportivas ou;

13.1.2. O membro da Comissão Técnica que for desqualificado por cometer faltas técnicas. (Artigo 37.1.2 das Regras Oficias da FIBA – 2010).

13.2. Não se aplica o disposto no item 13, se antes do cumprimento da suspensão, o(a) aluno(a)-atleta e/ou membro da Comissão Técnica for absolvido pelo órgão judicante competente, desde que constante no termo de decisão do respectivo processo disciplinar, o não cumprimento da suspensão automática, nos termos da legislação desportiva vigente.

13.3. Para fins do disposto no item 13, entende-se por jogo subseqüente o ocorrente na mesma competição, evento e no ano específico correspondente.

14. A participação de aluno-atleta ou integrante da Comissão Técnica, suspenso automaticamente conforme item 13, implicará nos procedimentos adotados abaixo, além de ter relatório encaminhado para a Comissão Disciplinar para as providências cabíveis.

14.1. Em caso de derrota da equipe infratora, o resultado do jogo será mantido;

14.2. Em caso de vitória equipe infratora, o resultado do jogo será revertido em favor da equipe adversária, conforme o Artigo 40(WxO).

15. Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação de Basquetebol, com anuênciada Gerência de Competição, não podendo essas resoluções contrariar regras oficiais e o Regulamento Geral.

  

 

 

REGULAMENTO ESPECÍFICO DO HANDEBOL

 

1. As competições de Handebol serão realizadas de acordo com as Regras Internacionais da FIH e os Regulamentos e Normas da CBDU.  

2. O tempo de duração de cada jogo será de 60 (sessenta) minutos e divididos em 02 (dois) tempos de 30 (trinta) minutos cada um, com 10 (dez) minutos de intervalo. 

3. Para a classificação das equipes, será observada a seguinte pontuação:

Vitória - 02 pontos Empate - 01 ponto Derrota e Derrota por WO - 00 ponto 

4. As equipes deverão ter 02 (dois) uniformes de jogo com a mesma numeração, obedecendo ao descrito no Regulamento Geral e no Anexo sugerido pela FUER.

4.1. O uniforme de cada aluno-atleta constará:

Camisas numeradas na frente e nas costas; Calção; Meias; Tênis. 

4.2. O(a) aluno(a)-atleta deverá usar o mesmo número no decorrer de toda a competição.  

4.3. Os goleiros deverão ter uniformes de cores diferentes da sua equipe e da equipe adversária, inclusive dos goleiros adversários. 

4.4. Excepcionalmente, havendo coincidência de cores da camisa do goleiro com quaisquer outros jogadores, o Comitê Organizador fornecerá um colete de cor contrastante. 

4.5. Nenhum aluno-atleta poderá participar de jogos fora do uniforme descrito acima.  

5. Não será permitido jogar com piercing, brinco, colar, presilha ou qualquer outro objeto que ponha em risco a integridade física dos alunos-atletas. 

6. A equipe deverá comparecer ao local do jogo com antecedência e devidamente uniformizada. Para ter condição de participação, antes do início do jogo, todos os componentes da equipe deverão apresentar documento oficial à equipe de arbitragem. 

7. No banco de reservas só poderão ficar os(as) alunos(as)-atletas e Comissão Técnica inscritos: técnico, preparador físico, médico e fisioterapeuta, cujos nomes deverão constar da relação de inscrição.  

8. A entrada dos(as) alunos(as)-atletas na quadra para o aquecimento será feita tão logo a mesma esteja livre e após a autorização do árbitro. 

8.1. O tempo de aquecimento na quadra dependerá do término do jogo anterior. Entretanto, será garantido o tempo mínimo de 10 (dez) minutos para as equipes aquecerem na quadra de jogo. 

8.2. O aquecimento inicial, a critério de cada equipe, poderá ser feito fora da quadra em local determinado pela Coordenação de Handebol. 

9. A apresentação dos(as) alunos(as)-atletas de cada equipe será feita logo após o término do tempo de aquecimento. Os(as) alunos(as)-atletas dirigem-se para fora da quadra de jogo. Aguardam a autorização dos árbitros para a entrada na quadra em coluna por um, quando será feita a apresentação. 

9.1. Na apresentação as equipes deverão estar uniformizadas, ou seja, todos os(as) alunos(as)-atletas deverão estar com os uniformes de jogo. 

10. Nas Fases Quartas de Finais, Semifinais e Finais, os jogos não poderão terminar empatados. Caso no tempo normal isto ocorra, serão adotados os seguintes procedimentos: 

10.1. Para o desempate far-se-á uma prorrogação de 02 (dois) tempos de 05 (cinco) minutos; 

10.2. Persistindo o empate será realizada uma primeira rodada de 03 (três) cobranças de 07 (sete) metros para cada equipe com alunos-atletas diferentes e cobranças alternadas. Cada equipe nomeia 03 (três) alunos-atletas. Não é necessário que as equipes pré-determinem a seqüência de seus alunos-atletas. Os goleiros podem ser livremente escolhidos e substituídos entre os(as) alunos(as)-atletas eleitos para participar. Alunos-atletas podem participar no tiro de 07 (sete) metros como ambos, arremessadores e goleiros. 

10.3. Persistindo o empate, cada equipe deve, novamente, nomear novos 03 (três) alunos-atletas para uma segunda rodada de 03 (três) cobranças de 07 (sete) metros. Não poderão ser indicados os mesmos(as) alunos(as)-atletas da primeira rodada. Nesta segunda rodada, o vencedor será decidido logo que houver um gol de diferença, após cada equipe ter realizado o mesmo número de arremessos. 

10.4. Persistindo o empate serão adotadas cobranças alternadas até que se haja um vencedor.  

11. Na Fase Classificatória, quando no mesmo grupo 02 (duas) ou mais equipes terminarem empatadas, o desempate far-se-á da seguinte maneira e em ordem sucessiva de eliminação: 

11.1. Entre 02 (duas) equipes:

11.1. Confronto direto;

11.1.2. Maior número de vitórias;

11.1.3. Maior coeficiente de gols average apurado em todos os jogos disputados pelas equipes na fase;

11.1.4. Menor número de gols contra em todos os jogos disputados pelas equipes na fase;

11.1.5. Maior número de gols pró em todos os jogos disputados pelas equipes na fase;

11.1.6. Maior saldo de gols em todos os jogos disputados pelas equipes na fase;

11.1.7. Sorteio. 

11.2. Entre 03 (três) equipes:

11.2.1. Maior número de vitórias;

11.2.2. Maior coeficiente de gols average nos jogos disputados entre as equipes empatadas na fase;

11.2.3. Menor número de gols contra nos jogos disputados entre as equipes empatadas na fase;

11.2.4. Maior número de gols pró nos jogos disputados entre as equipes empatadas na fase;

11.2.5. Maior coeficiente de gols average apurado em todos os jogos disputados pelas equipes na fase;

11.2.6. Menor número de gols contra em todos os jogos disputados pelas equipes na fase;

11.2.7. Maior número de gols pró em todos os jogos disputados pelas equipes na fase;

11.2.8. Sorteio. 

Observações:

Na hipótese da aplicação do critério de gol average, dividir-se-á o número de gols positivos pelos negativos, considerando-se classificada a equipe que obtiver maior resultado; Quando, para cálculo de average, uma equipe não sofrer gol, é ela a classificada, pois o zero é infinito, o que impossibilita a divisão, assegurando à equipe sem gols sofridos a classificação pelo sistema average; Quando, para cálculo de average, mais de uma equipe não sofrer gol, será classificada, a equipe que tiver o ataque mais positivo em todos os jogos da fase, pois tecnicamente seu resultado será maior.

12. Serão utilizados os seguintes critérios técnicos para classificar os 2ºs e 3ºs lugares de todos os grupos da Fase Classificatória para a Fase Semifinal: 

12.1. Os grupos com maior número de equipes terão eliminados todos os pontos e resultados obtidos nos jogos com o último lugar de cada grupo, deixando todos os grupos com mesmo número de equipes, para posteriormente passar para o item

12.2. Caso todos os grupos tenham o mesmo número de equipes passar-se-á automaticamente para o item 12.2. 12.2. Será classificado o 2º lugar que tenha maior número de pontos ganhos; 

12.3. Caso haja mais de uma equipe empatada na condição descrita no item 12.2, passar-se-á aos critérios específicos descritos a seguir, somente para os empatados;

12.3.1. Gols average (dividir os gols pró pelos gols contra nos jogos entre as equipes selecionadas na fase. Classifica-se o maior resultado);

12.3.2. Gols pró (gols feitos nos jogos disputados entre as equipes selecionadas na fase. Classifica-se o maior resultado);

12.3.3. Gols contra (gols recebidos nos jogos entre as equipes selecionadas na fase. Classifica-se o menor resultado);

12.3.4. Sorteio. 

13. Estará automaticamente suspenso do jogo subseqüente na mesma modalidade/gênero, o(a) aluno(a)-atleta e/ou membro da Comissão Técnica que for expulso ou desqualificado, no caso de seguir relatório anexo à súmula. 

13.1. Não se aplica o disposto neste artigo, se antes do cumprimento da suspensão, o(a) aluno(a)-atleta e/ou membro da Comissão Técnica for absolvido pelo órgão judicante competente, desde que constante no termo de decisão do respectivo processo disciplinar, o não cumprimento da suspensão automática, nos termos da legislação desportiva vigente. 

13.2. Para fins do disposto neste artigo entende-se por jogo subseqüente o ocorrente na mesma competição, evento e no ano específico correspondente. 

14. A participação de aluno-atleta ou integrante da Comissão Técnica, suspenso automaticamente conforme item 14 implicará nos procedimentos adotados abaixo, além de ter relatório encaminhado para a Comissão Disciplinar para as providências cabíveis. 

14.1. Em caso de derrota da equipe infratora, o resultado do jogo será mantido; 

14.2. Em caso de vitória equipe infratora, o resultado do jogo será revertido em favor da equipe adversária, conforme o Artigo 40 (WxO). 

 

15. Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação de Handebol, com anuência da Gerência de Competição, não podendo essas resoluções contrariar regras oficiais e o Regulamento Geral.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

REGULAMENTO ESPECÍFICO DO JUDÔ

 

1. A competição de Judô será realizada de acordo com as Regras Internacionais da FIJ e

com os Regulamentos e Normas da CBDU. 

2. Será disputada em 02 (dois) torneios: 

2.1. Individual: 07 (sete) categorias de peso e Absoluto. 

2.2. Equipes. 

3. Cada FUE (independente de IES) poderá inscrever o quantitativo de alunos-atletas e membros da Comissão Técnica, conforme estabelece o Artigo 24 do Regulamento Geral.  

4. O(a) aluno-atleta(a) deverá apresentar antes de cada confronto a sua credencial das JOGOS UNIVERSITÁRIOS JUBS 2019. Sem a apresentação da mesma, estará impossibilitado de participar do confronto. 

5. A Reunião Técnica da Modalidade com os representantes das equipes participantes tratará exclusivamente de assuntos ligados à competição, tais como: normas gerais, confirmação de inscrições, sorteios dos combates, através do programa BUSHIKAI, além de outros assuntos correlatos. 

6. Para os TORNEIOS INDIVIDUAIS serão adotados os seguintes procedimentos: 

6.1. Cada FUE poderá inscrever 01 (um) aluno-atleta em cada Categoria de Peso.

6.1.1. Na Categoria Absoluto (masculino e feminino) poderão ser inscritos 02 (dois) alunos-atletas das Categorias de Peso, mas somente 01 (um) aluno-atleta poderá participar da competição.

6.1.2. O(a) aluno(a)-atleta inscrito em qualquer das Categorias de Peso, que deixar de competir, não poderá participar na Categoria Absoluto e igualmente no torneio por equipes. 

6.2. Cada aluno-atleta somente poderá estar inscrito em uma Categoria de Peso e na Categoria Absoluto. 

6.3. Para que seja realizada a competição, a categoria de peso deverá ter no mínimo 02 (dois) alunos-atletas inscritos. 

6.4. O(a) aluno(a)-atleta poderá competir somente na categoria correspondente ao seu peso corporal, exceto na Categoria Absoluto. 

6.5. A confirmação da inscrição do(a) aluno(a)-atleta dar-se-á na Reunião Técnica, sendo que confirmação da participação será efetivada na pesagem oficial que será realizada em local e horário definidos pela Coordenação de Judô. 

6.6. As Categorias de Pesos obedecerão aos seguintes limites: 

6.7. Para a inscrição definitiva na Categoria Absoluto, o(a) aluno(a)-atleta deverá comparecer no horário e local determinados na Reunião Técnica da modalidade, munido da credencial exigida pelo Regulamento Geral. 

6.8. A pesagem será realizada sob a responsabilidade de 02 (duas) comissões estabelecidas na Reunião Técnica da modalidade, que deverá ser composta de, no mínimo, 03 (três) membros, sendo uma específica para o gênero feminino e outra para o masculino. 

6.8.1. Para compor a equipe de pesagem, na Reunião Técnica da modalidade, serão sorteados 03 (três) técnicos para o masculino e 03 (três) técnicas para o feminino, para cada dia de pesagem. 

6.8.2. Em caso de não haver técnicas (femininas) em número suficiente, ficará a cargo de a Federação local disponibilizar pessoas qualificadas para exercer tal função. 

6.9. A pesagem será válida para as competições e obedecerá aos seguintes critérios: 

6.9.1. O(a) aluno-atleta(a) deverá apresentar a sua credencial dos JOGOS UNIVERSITÁRIOS JUBS 2012 para subir na balança, seja na pesagem extra-oficial ou oficial.

6.9.2. Caso na pesagem extra-oficial, o(a) aluno(a)-atleta estiver dentro dos limites mínimo e máximo de sua categoria de peso sua pesagem será validada.

6.9.3. O(a) aluno-atleta(a) terá direito apenas a uma única pesagem oficial.

6.9.4. Será eliminado da competição o(a) aluno-atleta(a) que não comparecer a pesagem e/ou não atender os limites, mínimo e máximo, da sua categoria de peso.

6.9.5. Os(as) alunos(as)-atletas poderão pesar de sunga, enquanto as alunas/atletas poderão pesar de colant. 

6.10. O sistema de disputas obedecerá aos seguintes critérios: 

6.10.1. Nos confrontos com 02 (dois) participantes: melhor de 03 confrontos.

6.10.2. Nos confrontos com 03 (três) a 05 (cinco) participantes: rodízio.

6.10.3. Nos confrontos com 06 (seis) ou mais participantes: repescagem olímpica. 

7. Para o TORNEIO POR EQUIPES os seguintes critérios serão obedecidos: 

7.1. A equipe será composta de no mínimo 03 (três) e no máximo de 07 (sete) alunos-

atletas da mesma IES, que obrigatoriamente tenham competido em alguma das

Categorias de Peso. 

7.2. A escalação dos atletas deverá obedecer ao seguinte: 

7.2.1. 1º COMBATE – atletas das categorias ligeiro e meio leve.

7.2.2. 2º COMBATE – atletas das categorias ligeiro, e leve.

7.2.3. 3º COMBATE – atletas das categorias meio leve, leve e meio médio.

7.2.4. 4º COMBATE – atletas das categorias leve, meio médio e médio.

7.2.5. 5º COMBATE – atletas das categorias meio-médio, médio, meio pesado e pesado. 

7.3. A pesagem do torneio individual será válida para o torneio por equipe. 

7.4. Na inscrição para os confrontos a equipe deverá ter no mínimo 03 (três) e no

máximo 05 (cinco) alunos-atletas. 

7.5. Após cada confronto poderão ser feitas substituições entre os(as) alunos(as)-atletas inscritos. Não será permitida a mudança de escalação durante o confronto entre as equipes. 

7.6. Após a realização do número de combates suficientes para definir a Equipe vencedora, o confronto deverá ser encerrado. 

7.7. A inscrição definitiva para o Torneio por Equipes dar-se-á antes do sorteio das chaves e será realizada em local e horário determinados pela Coordenação de Judô. Serão observados os pesos nos quais os (as) alunos-atletas participaram na Competição Individual. 

7.8. Caso haja divergência entre os técnicos, a ordem das competições das categorias de peso para o início dos combates será definida por sorteio. 

7.9. Os combates serão considerados Hiki-Wake (empate) quando houver igualdade no placar. 

7.10. No caso de empate no número de vitórias, a Equipe vencedora será apurada, considerando-se o seguinte critério: 

7.11. Se duas Equipes apresentarem o mesmo número de vitórias e pontos, o desempate far-se-á através de um combate extra, (valendo Gold Score e Hantei se for o caso), com o sorteio entre as categorias de peso empatadas. Caso uma das Equipes não queira participar do combate extra, a Equipe adversária será considerada vencedora por kiken-gashi.

7.11.1. Caso haja empate entre as Equipes e não tenha ocorrido empate entre os combates dos Atletas, o sorteio para o combate extra será feito entre todas as categorias de peso disputadas. 

7.12. Persistindo ainda o empate, as lutas que terminaram empatadas ("Hike-wake") irão para sorteio e, a luta sorteada, decidirá o confronto entre as equipes como se fosse luta da Competição Individual, ou seja, com a utilização do “Golden Score”. 

8. O tempo de luta será de 05 (cinco) minutos para ambos os gêneros. 

9. O sistema de apuração em ambos torneios obedecerá aos seguintes critérios: 

9.1. Nos confrontos com 02 (dois) participantes: melhor de 03 confrontos. 

9.2. Nos confrontos com 03 (três) a 05 (cinco) participantes: rodízio. 

9.3. Nos confrontos com 06 (seis) ou mais participantes: repescagem olímpica. 

10. Os alunos-atletas/equipes vencedores da repescagem serão considerados terceiros

colocados. 

11. Todos os(as) alunos(as)-atletas deverão se apresentar uniformizados, tendo os 02 (dois) judoguis, azul e branco, obedecendo ao descrito no TÍTULO V – CAPÍTULO XII do Regulamento Geral. 

12. O(a) aluno(a)-atleta que não se apresentar quando chamado para competir, será sumariamente desclassificado. 

13. Haverá pesagem conforme o programa de competição. Durante a pesagem só poderão permanecer no local especifico os(as) alunos(as)-atletas da categoria a ser pesada, a Comissão de Pesagem e apenas 01 (um) representante de cada IES.

14. O programa de competição de Judô será: de acordo com o estabelecido no Congresso Técnico.

15. Na competição de Judô, a contagem de pontos para a apuração do resultado final,

será efetuada separadamente para o masculino e para o feminino. A classificação por IES será computada, conforme a tabela abaixo:

15.1. Em caso de empate no resultado final, será considerada vencedora a IES que detiver o maior número de primeiros lugares. Persistindo o empate, a IES que detiver o maior número de segundos lugares e assim sucessivamente até que se obtenha o desempate. 

16. Todas as IES participantes na competição de Judô serão obrigadas a tomar parte no Cerimonial estabelecido pela Coordenação de Judô. 

17. Toda e qualquer solicitação de substituição de atletas inscritos na competição e categorias, deverá obedecer aos Artigos 31 e 32 do Regulamento Geral. 

18. Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação de Judô, com anuência da Gerência de Competição, não podendo essas resoluções contrariar regras oficiais e o Regulamento Geral.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

REGULAMENTO ESPECÍFICO DA NATAÇÃO

 

1. A Competição de Natação será regida pelas Regras Internacionais da FINA em tudo que não contrariar os Regulamentos e Normas da CBDU. 

2. Cada IES poderá inscrever o quantitativo de alunos-atletas e membros da Comissão Técnica, conforme estabelece o Artigo do Regulamento Geral, podendo inscrever no máximo 02 (dois) alunos-atletas em cada prova individual e uma equipe de revezamento. 

2.1. No caso de haver a inscrição de mais de 02 (dois) alunos-atletas em uma prova, considerar-se-á a inscrição dos 02 (dois) primeiros, respeitando-se a ordem de inscrição de cima para baixo, cortando-se os demais. 

3. Será considerado reserva, em qualquer das provas nas competições de Natação, o(a) aluno(a)-atleta que figurar na relação nominal da modalidade, aprovada pela Coordenação de Controle e Credenciamento. 

4. Cada aluno-atleta poderá participar no máximo de 05 (cinco) provas individuais e todos os revezamentos durante a competição. 

4.1. As equipes de revezamento somente poderão ser compostas por alunos-atletas inscritos pela mesma IES. 

4.2. No caso de haver inscrição em mais de 05 (cinco) provas individuais do programa para um mesmo(a) aluno(a)-atleta, prevalecerá as 05 (cinco) primeiras provas do programa, cortando-se as demais. 

5. O(a) aluno(a)-atleta deverá comparecer ao local de competição com antecedência e devidamente uniformizado. Para ter condição de participação, antes do início de cada prova, deverá apresentar sua credencial à equipe de arbitragem. 

6. As provas programadas para os JOGOS UNIVERSITÁRIOS ETAPA ESTADUAL– JUBS 2019 são as seguintes: 

7. Todos os(as) alunos(as)-atletas deverão se apresentar com tocas, calções e maiôs, obedecendo ao descrito no TÍTULO V – CAPÍTULO XII do Regulamento Geral e ANEXO ao regulamento conforme sugerido pela Fuer.

8. A competição de Natação será realizada em piscina de 50 (cinqüenta) metros ou 25 (vinte e cinco) metros, com no mínimo 08 (oito) ou 06 (seis) raias. 

9. Será preparado pela Coordenação de Natação o programa da competição com as respectivas séries de cada prova, de acordo com os tempos indicados nas inscrições feitas pelas IES. 

10. Durante uma etapa, um nadador somente poderá ser retirado de uma prova final, por motivo de enfermidade, comprovada por atestado médico, ficando estabelecido que o(a) aluno(a)-atleta não poderá participar de nenhuma outra prova da mesma etapa, inclusive da prova de revezamento, podendo voltar a competir nas etapas seguintes. 

10.1. No caso da competição ser realizada em sistema de final por tempo, toda a etapa será considerada como eliminatória, para efeito deste artigo. 

11. Os revezamentos deverão ser confirmados com a entrega da ficha de nado com os nomes dos(as) alunos(as)-atletas e número de registro até o término do aquecimento, antes do início das provas. Após a entrega da ficha de nado, não se aceitará trocar a sequência ou a substituição, exceto por comprovação de atestado médico. 

12. Na inscrição, a FUE e a IES deverão informar o nome completo dos(as) alunos(as)-atletas com as respectivas datas de nascimento e a relação das provas que participarão com o melhor tempo dos(as) alunos(as)-atletas em cada prova. 

13. Somente poderão participar das provas individuais de Natação os(as) alunos(as)-atletas que obtiverem o índice mínimo estabelecido abaixo nas provas oficiais realizadas pela FINA, FISU, CBDU, CBDA, FUEs e Federações Estaduais de Desportos Aquáticos, entre 01 de janeiro de 2018 e 01 de setembro de 2018. 

13.1. Somente a Gerência de Competição, através da Coordenação Geral da Modalidade, tem autoridade e autonomia para solicitar à FUE/IES a comprovação dos índices alcançados pelos seus alunos-atletas, que deverá ser apresentado por meio de Boletim Final da competição, indicando, local, data, horário e marca obtida pelo(a) aluno(a)-atleta. 

 14. As inscrições sem os respectivos tempos de seus alunos-atletas e revezamentos serão consideradas como os tempos mais lentos para efeito de inscrição e balizamento. 

15. Toda e qualquer solicitação de substituição de atletas inscritos na competição e mudança de provas, deverá obedecer aos Artigosdo Regulamento Geral.

O(a) aluno(a)-atleta substituto entrará na fase eliminatória sem tempo, sendo balizado nas primeiras séries. 

16. Será realizada uma Reunião Técnica da modalidade com os representantes das equipes participantes para tratar exclusivamente de assuntos ligados à competição, tais como: normas gerais, cancelamento de atletas nas provas, além de outros assuntos correlatos. Nesta reunião não serão permitidas mudanças de provas dos(as) alunos(as)-atletas inscritos. 

17. O programa da competição será desenvolvido em 03 (três) Etapas e 03 (três) dias, em sistema de eliminatória e final, conforme programa a seguir: 

17.1. Em sistema de eliminatórias e finais, as provas de 800m e 1.500m livre, considerando-se os tempos fornecidos por ocasião das inscrições, terão as séries mais fracas na parte da manhã e a série mais forte na parte da tarde ou noite. No caso de final direto, a última série será a mais forte, de acordo com a regra da FINA. 

18. Serão premiados com Medalhas de Honra ao Mérito, os melhores índices técnicos, masculino e feminino, da competição, conforme tabela em vigor emitida pela CBDA e endossada pela CBDU. 

19. Terminada a competição serão declaradas campeãs, vice-campeãs e 3ªs colocadas, as IES com maior número de pontos em cada gênero, conforme a tabela de pontuação abaixo: 

19.1. As provas de Revezamento terão a contagem dobrada.

19.2. Em caso de empate na contagem de pontos na classificação final, será considerado o maior número de primeiros lugares, persistindo o empate, maior número de segundo lugares e assim sucessivamente até que se obtenha o desempate. 

20. Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação de Natação, com anuência da Gerência de Competição, não podendo essas resoluções contrariar regras oficiais e o Regulamento Geral.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

REGULAMENTO ESPECÍFICO DO VOLEIBOL

 

1. As competições de Voleibol serão realizadas de acordo com as Regras Internacionais da FIVB e os Regulamentos e Normas da CBDU. 

2. Os jogos serão disputados em melhor de 03 (três) sets vencedores. 

3. Serão concedidos os 02 (dois) tempos técnicos no 8º e 16º ponto de 01 (um) minuto cada. 

4. As alturas de rede serão:  

FEMININA 2,24m MASCULINA 2,43m

5. Para a classificação das equipes, será observada a seguinte pontuação:

Vitória - 02 pontos Derrota - 01 ponto Derrota por WO - 00 ponto 

6. As equipes deverão ter 02 (dois) uniformes de jogo com a mesma numeração, obedecendo ao descrito no Regulamento Geral e Anexo conforme sugerido pela Fuer.

6.1. O uniforme de cada aluno-atleta constará:

Camisas numeradas na frente e nas costas; Calção; Meias; Tênis. 

6.2. O(a) aluno(a)-atleta deverá usar o mesmo número no decorrer de toda a competição.  

6.3. Nenhum aluno-atleta poderá participar de jogos fora do uniforme descrito acima. 

6.4. Comissão técnica: camisa, calça, tênis e meia, não sendo obrigatória a padronização de modelo e cor. Não será permitido atuar com bermuda.

7. Não será permitido jogar com piercing, brinco, colar, presilha ou qualquer outro objeto que ponha em risco a integridade física dos alunos-atletas.

8. A equipe deverá comparecer ao local do jogo com antecedência e devidamente uniformizada. Para ter condição de participação, antes do início do jogo, todos os componentes da equipe deverão apresentar documento oficial à equipe de arbitragem. 

9. No banco de reservas só poderão ficar os(as) alunos(as)-atletas e Comissão Técnica inscritos: técnico, assistente técnico, preparador físico e médico ou fisioterapeuta, cujos nomes deverão constar da relação de inscrição. 

10. A entrada dos(as) alunos(as)-atletas na quadra para o aquecimento será feita tão logo a mesma esteja livre e após a autorização do árbitro. 

10.1. O tempo de aquecimento na quadra dependerá do término do jogo anterior. Entretanto, será garantido o tempo mínimo de 10 (dez) minutos para as equipes aquecerem na quadra de jogo. 

10.2. O aquecimento inicial, a critério de cada equipe, poderá ser feito fora da quadra em local determinado pela Coordenação de Voleibol. 

11. A apresentação dos(as) alunos(as)-atletas de cada equipe será de acordo com o protocolo estabelecido na Reunião Técnica da modalidade. 

12. Na Fase Classificatória, quando no mesmo grupo 02 (duas) ou mais equipes terminarem empatadas, o desempate far-se-á da seguinte maneira e em ordem sucessiva de eliminação: 

12.1. Maior coeficiente de sets average em todos os jogos disputados pelas equipes na fase; 

12.2. Maior coeficiente de pontos average em todos os jogos disputados pelas equipes na fase; 

12.3. Confronto direto entre as equipes empatadas na fase (utilizado somente no caso de empate entre 02 (duas) equipes); 

12.4. Sorteio. 

Observações:

Na hipótese da aplicação do critério de sets ou pontos average, dividir-se-á o número de sets ou pontos pró pelos sets ou pontos contra, considerando-se classificada a equipe que obtiver maior coeficiente; Quando, para cálculo de sets ou pontos average, uma  equipe não perder nenhum set  ou  ponto,  é  ela  a  classificada,  pois  é  impossível  a  divisão  por  zero, assegurando à equipe sem sets ou pontos sofridos a classificação pelo critério de sets ou pontos average;  Quando, para cálculo de sets ou pontos average, mais de uma equipe não perder nenhum  set ou ponto, será  classificada, a equipe que  tiver o número de  sets ou pontos mais positivo em todos os jogos disputados na fase, pois tecnicamente seu resultado será maior.

13.  Serão  utilizados  os  seguintes  critérios  técnicos para  classificar o melhor 2º  lugar  de todos os grupos da Fase Classificatória para a Fase Semifinal:

13.1. Os  grupos  com maior  número  de  equipes  terão eliminados  todos  os pontos  e resultados obtidos nos jogos com o último lugar de cada grupo, deixando todos os grupos com mesmo número de equipes, para posteriormente passar para o item 13.2. Caso  todos os grupos  tenham o mesmo número de equipes passar-se-á automaticamente para o item 13.2.

13.2. Será classificado o 2º lugar que tenha maior número de pontos ganhos;

13.3. Caso  haja mais  de  uma  equipe  empatada  na  condição  descrita  no  item 13.2, passar-se-á  aos  critérios  específicos  descritos  a  seguir,  somente  para  os empatados;

13.3.1.  Sets average  (dividir os sets pró pelos sets contra, nos  jogos  realizados entre as equipes selecionadas na fase. Classifica-se o maior resultado);

13.3.2.  Pontos  average  (dividir  os  pontos  pró  pelos  pontos  contra,  nos  jogos realizados entre as equipes  selecionadas na  fase. Classifica-se o maior resultado);

13.3.3.  Sorteio.

14.  Estará  automaticamente  suspenso  do  jogo  subseqüente  na  mesma modalidade/gênero,  o(a)  aluno(a)-atleta  e/ou membro  da Comissão  Técnica  que  for desqualificado.

14.1.  Não  se  aplica  o  disposto  neste  artigo,  se  antes  do  cumprimento  da suspensão,  o(a)  aluno(a)-atleta  e/ou  membro  da  Comissão  Técnica  for absolvido pelo órgão judicante competente, desde que constante no termo de decisão do respectivo processo disciplinar, o não cumprimento da suspensão automática, nos termos da legislação desportiva vigente.

14.2.  Para  fins  do  disposto  neste  artigo  entende-se  por  jogo  subsequente  o ocorrente na mesma competição, evento e no ano específico correspondente.

15.  A  participação  de  aluno-atleta  ou  integrante  da  Comissão  Técnica,  suspenso automaticamente  conforme  item  14  implicará  nos  procedimentos  adotados  abaixo, além de  ter  relatório encaminhado para a Comissão Disciplinar para as providências cabíveis.

15.1.  Em caso de derrota da equipe infratora, o resultado do jogo será mantido;

15.2.  Em  caso  de  vitória  equipe  infratora,  o  resultado  do  jogo  será  revertido  em favor da equipe adversária, conforme o Artigo 40 (WxO).

16. Os casos omissos serão  resolvidos pela Coordenação de Voleibol, com anuência da Gerência de Competição, não podendo essas resoluções contrariar regras oficiais e o Regulamento Geral.

 

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